top of page

A IGREJA DO SUBGÊNIO. Vencer sem habilidade. Satisfação sem esforço.

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • 5 de abr.
  • 3 min de leitura

Fé Curiosa apresenta mais uma religião considerada SATÍRICA. Fundada em 1953 em Dallas (EUA), a Igreja do Subgênio cresceu muito nas décadas de 1980 e 1990. Ela é contrária a todas as outras religiões. É uma entidade religiosa legal chamada SUBGENIUS FOUNDATION, registrada em Cleveland, Ohio em 1996. Mantém presença ativa e bastante influente na Internet, possuindo inúmeros sites.


Capa do Livro "The Book of de SubGenius"
Capa do Livro "The Book of de SubGenius"

Sete livros já foram publicados sobre a Igreja e suas crenças, como: The Book of the SubGenius (1983, McGraw-Hill; 1987, Simon & Schuster).


Quais são seus dogmas e crenças?

Os subGênios nasceram a partir da seguinte mentalidade: "Se você não está satisfeito com a crença que lhe é oferecida, CRIE UMA NOVA". Sua crença abrange os seguintes conceitos:


  • é contra todas as exigências de eficiência profissional;

  • é contra os excessos do capitalismo;

  • o trabalho somente cansa;

  • o trabalho não enobrece e não conduz ao aprimoramento espiritual;

  • diz ser a primeira religião com fins DESCARADAMENTE e DECLARADAMENTE LUCRATIVO;

  • diz ser uma Igreja que não mente;

  • é dedicada ao combate de uma GRANDE CONSPIRAÇÃO, um complô universal das "pessoas normais", chamados de MEDÍOCRES, que tentam sufocar os subGênius, considerados "anormais".


Igreja do Subgênio - Passeata pedindo doações
Igreja do Subgênio - Passeata pedindo doações

A igreja foi criada por Ivan Stang, junto com seu melhor amigo Philo Drummond. Começaram como uma grande piada. Suas histórias foram publicadas em revistas de quadrinhos na região do Texas, e começaram a se espalhar. Com o advento da Internet, se tornou muito popular no mundo inteiro.


Sua imagem foi definida a partir de um clipart da Bell Telephone Company of West Texas publicado em 1946. Ao homem representado na foto se definiu que ele era J. R. "Bob" Dobbs, o lendário fundador da igreja do subgênio. O rosto de Bob (risonho e satisfeito) ficou famoso e era visto em desenhos, telas e camisetas. A imagem era usada satiricamente em reuniões como símbolo de protesto, em todo os EUA.


Bob - Símbolo da igreja do Subgênio
Bob - Símbolo da igreja do Subgênio

A teologia da igreja do Subgênio


De acordo com o dogma subGenius, imaginativamente, Bob era um vendedor de equipamentos que em 1953 teve uma visão do deus JEHOVAH-1 (ou JHVH-1) em um aparelho de televisão que ele tinha construído. A visão lhe deu a inspiração para escrever as ESCRITURAS da religião, publicadas no livro "The Book of the SubGenius", citado acima. Bob era considerado o maior vendedor do mundo e conseguiu enganar a morte em muitas ocasiões. Foi assassinado em São Francisco em 1984 e retornou ao mundo várias vezes. Sua esposa era Constance "Connie"Marsh Dobbs, atriz e modelo. Ela é a patrona das mulheres subGenius. Ela é promíscua deliberadamente. JEHOVAH-1 é um deus irado de um espaço alienígena de alguma galáxia do pecado corporativo. Bob diz aos seus fiéis que todas as pessoas podem ser salvas pelo relaxamento. Este foi um ensinamento que ele teve ao se encontrar com seres alienígenas que estavam em visita a Terra. O diabo é chamado de NHGH ou (Nhee Ghee), uma entidade sorridente considerado o deus da má sorte e das coincidências desagradáveis. É o personagem cósmico da Lei de Murphy.


Figura representativa do deus JHVH-1
Figura representativa do deus JHVH-1

A ideia da igreja do Subgênio foi abraçada por círculos de cultura pop, grupos em campos de universidades e no cenário da musica underground (não popular, escondido). Ela diz que todos nós poderemos ter nosso MERECIDO SLACK, ou seja, o poder da felicidade, liberdade, bem-estar, sorte e satisfação sem nenhum esforço.


Prega que QUALQUER DOAÇÃO EM NOME DE SEU FUNDADOR É BEM VINDA, acrescentando que oferece a SALVAÇÃO ETERNA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA.


A igreja mantém os direitos autorais e a marca registrada de Bob.


Como a fé é curiosa.....


Referências Bibliográficas


 
 
 

Comments


bottom of page