top of page

AYYAVAZHI. De uma seita hindu a uma religião.

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • 14 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de mar.

Antes, a Ayyavazhi era vista como uma seita do Hinduísmo. Hoje, é considerada uma religião dármica independente. É originária no sul da Índia no Séc. XIX, como oposição ao feudalismo inglês existente na época.


A fé Ayyavazhi
A fé Ayyavazhi

A religião marcou grande expansão depois que a Índia conseguiu sua independência. Estima-se que atualmente o número de praticantes chegue a 8 milhões de indianos. A maioria dos adeptos se concentra em Tâmil, Nadu e Querala, estados do sul da Índia, onde existem mais de 7.000 centros de adoração. Os templos normalmente se localizam em áreas rurais tendo um design simples com uma área interna para adoração e outra externa para reuniões e celebrações.


Apesar de compartilhar muitas idéias com o hinduísmo, a Ayyavazhi enfatiza a importância da IGUALDADE SOCIAL, sendo CONTRÁRIA AO SISTEMA DE CASTAS hindús. Sua crença maior (Deus) é EKAM ou a UNIDADE SUPREMA. Se afirma que os deuses hindús BRAHMA, VISHNU e SHIVA são aspectos diferentes de um mesmo Deus único.

Altar - Templo SWAMITHOPPE PATHI
Altar - Templo SWAMITHOPPE PATHI

Os seguidores Ayyavazhi valorizam a auto-reflexão como forma de crescimento espiritual. Através da meditação, buscam a chamada verdade interior ou a plena conexão com EKAM. Também se utiliza a busca do equilíbrio dos CHAKRAS (centros de energia do corpo humano) como um caminho para a iluminação e conexão com EKAM.


Os fundamentos sagrados da Ayyavazhi são baseados na vida e nos preceitos de AYYA VAIKUNDAR (1809 - 1851). Os fiéis acreditam que ele seja a primeira encarnação do Deus EKAM. Assim, ele é também considerado como Deus Supremo, por direito próprio. Suas ideias e ensinamentos estão escritos no livro sagrado AKILATTIRATTU AMMANAI (ou AKILAN) que, junto com o livros ARUL NOOL e KAPPUVIN KUNAL (lições de moralidade e ética), compõem os textos sagrados da religião.


Representação Ayya Vaikundar
Representação Ayya Vaikundar

Como o cristianismo e contrariando o Hinduísmo, a Ayyavazhi reconhece a existência de um demônio ou diabo chamado KALI (ou KRONE). Ele é semelhante a Satanás. É a manifestação do mal. A batalha contínua de AYYA VAIKUNDAR é sua destruição.


SWAMITHOPPE PATHI é o principal templo e centro religioso. É localizado na cidade de Swamithoppe no estado indiano de Tâmil Nadu. O local é considerado onde AYYA VAIKUNDAR teria aparecido pela primeira vez. É frequentemente visitado por peregrinos. Nele, estão abrigados os livros sagrados. É nele também que se realizam os principais festivais da religião.


Templo SWAMITHOPPE PATHI
Templo SWAMITHOPPE PATHI

FESTIVAIS E PEREGRINAÇÕES AYYAVAZHI


A religião possui 3 grandes festivais; 1) o VAIKUNDA EKADASI realizado ou no final ou no início de cada ano. É comemorada a ascenção de AYYA VAIKUNDAR ao reino dos céus; 2) o TÂMIL MASI MAGAM comemorado no mês de Março de cada ano. Nele, celebra-se a união de EKAM com a alma humana; 3) o THIRUKKALYANAN que celebra o casamento divino entre EKAM e a deusa LAKHSMI.

TÂMIL MASI MAGAM - Festival Ayyavazhi
TÂMIL MASI MAGAM - Festival Ayyavazhi

Outra característica da religião são as peregrinações realizadas anualmente. Os principais locais de peregrinação são os templos Swamithope Pathi (principal templo da religião), Ambala Pathi, Thamaraikulam Pathi e Mutta Pathi.

Peregrinação Ayyavazhi
Peregrinação Ayyavazhi

RITUAIS


Os rituais Ayyavazhi incluem orações, cânticos, oferendas e meditação. Um dos principais é o THIRUEADU VASIPPU, um ritual diário feito nas residências ou em templos, no qual faz-se recitação de mantras sagrados, e a oferta de flores, frutos e alimentos a EKAM. Outro é o THUVAYAL THAVATSU, uma cerimônia que envolve banhos e oferendas para a purificação dos fieis.


OUTRAS CURIOSIDADES DA RELIGIÃO


  • seu símbolo é a flor de lótus de 1008 pétalas carregando uma chama representando "atman" ou a alma;

    Símbolo da religião Ayyavazhi
    Símbolo da religião Ayyavazhi
  • acredita-se na reencarnação. A alma é imortal e a vida após a morte é determinada pelas ações realizadas na vida atual;

  • a caridade é um dos princípios primordiais da religião;

  • os fieis seguem um conjunto de regras morais incluindo a ABSTINÊNCIA AO ÁLCOOL e TABACO;

  • pratica-se o JEJUM como uma forma de purificação realizado em dias especiais como na lua cheia e lua nova;

  • realiza-se trabalhos voluntários em hospitais, orfanatos e outras instituições;

  • seus seguidores seguem dieta vegetariana, evitando carne vermelha, peixe, ovos, alimentos picantes e ácidos;

  • os fieis rezam a frente de um espelho junto com duas lamparinas de óleo acessas;


    Representação reza Ayyavazhi
    Representação reza Ayyavazhi
  • os Ayyavazhi enterram os mortos voltados para o norte, sem caixão, enquanto os hindús queimam os mortos.


Como a fé é curiosa...


Referências bibliográficas:


Comments


bottom of page