A doutrina Bahá'i divide o mundo em três partes: a essência de Deus, impossível de se compreender; o mundo material em que vivemos; e as diversas divindades como Abraão, Moisés, Davi, Cristo, Maomé, Krishna, Buda e Zoroastro, os quais transmitiram o conhecimento ao nosso mundo. Baha'u'lláh, foi o mais recente desses mensageiros.
Os bahá'is crêem que a humanidade precisa encontrar uma forma de se unir para garantir seu futuro e o da natureza. Além da melhoria de suas próprias vidas, os bahá'is trabalham contribuindo com o avanço da civilização.
Os principais princípios da fé bahá'i são:
a unicidade de Deus e da religião;
a unicidade da humanidade e a eliminação de preconceitos;
a nobreza do ser humano;
a revelação progressiva da verdade religiosa;
o desenvolvimento das qualidades espirituais;
a igualdade fundamental dos sexos;
a harmonia entre religião e ciência;
a centralidade da justiça, e
a importância da educação e a dinâmica dos relacionamentos
A religião foi fundada na Pérsia em 1844 por Siyyid'Ali-Muhammad, o "BAB". Bab significa "porta de acesso". Bab estabeleceu novas práticas de orações e jejum e aboliu as orações islâmicas. Escreveu cartas e livros que, segundo seus seguidores, superaram e melhor explicaram o Alcorão. Devido a isso tudo e principalmente pela aceitação da igualdade entre homens e mulheres, Bab e seus seguidores foram perseguidos pelos islâmicos. Há registros que dizem que Bab era um homem pacífico. Foi preso e executado em Tabriz (Irã) em 1850. Depois de sua morte, Bah'u'llah, seu discípulo, fundou a doutrina do Babismo.
Por não possuir uma hierarquia de líderes religiosos, a fé Baha'i instituiu uma "Casa Universal de Justiça" que é seu conselho diretivo. É composta por 9 membros eleitos a cada cinco anos por todos os membros das assembléias nacionais.
Estima-se que o babismo possua cerca de 5 milhões de seguidores no mundo (John Bowker no livro "O livro de ouro das religiões").
No Brasil, a pioneira da fé Bahá'i foi a norte-americana Leonora H. Armstrong que se fixou no Brasil em 1921. Em 1961 foi fundada a primeira comunidade bahá'i brasileira independente.
Se você deseja maiores informações sobre o desenvolvimento da fé Bahá'is, sugiro consultar a página bahai.org.br
quero me interar de tudo relativo
como me interar de tudo?