IGREJA VETEROCATÓLICA. O velho catolicismo.
- contatogilsonss
- 29 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.
VETERO significa velho, antigo. A Igreja VETEROCATÓLICA considera como incontestáveis os antigos fundamentos da Igreja Católica, rejeitando as mudanças, adaptações e atualizações feitas nos dogmas a partir do Concílio Vaticano I realizado entre 1869 e 1871 sob orientação do Papa Pio IX.

Os VETEROCATÓLICOS rejeitam os chamados "dogmas tardios" proclamados pela Igreja Católica Romana.
Em resumo:
rejeitam o conceito de infalibilidade do Papa;
rejeitam a jurisdição ordinária universal do Papa;
rejeitam o conceito de Imaculada Conceição para a Virgem Maria (concepção sem o pecado original);
rejeitam o conceito da Assunção (subida) corporal de Maria aos céus;
repudiam os Jesuítas;
defendem uma maior participação dos leigos;
são mais liberais e abertos do que a Igreja Católica Romana;
muitas igrejas ordenam mulheres ao sacerdócio, celebram casamentos homossexuais e aprovam os modernos meios de contracepção e o aborto.
Igreja Veterocatólica. O velho catolicismo.
A igreja VETEROCATÓLICA nasceu pela rejeição que intelectuais, sacerdotes e bispos católicos da ÁUSTRIA, SUIÇA e ALEMANHA tiveram quanto as decisões de mudança promovidas pelo Concílio Vaticano I, principalmente em relação ao conceito de infalibilidade dado ao Papa. Os contestadores então organizaram 2 congressos para discussão. O de Munique em 1871 (logo após o término do Concílio Vaticano I), e outro em Colônia em 1872.
Na época já ocorria a chamada CISMA VETEROCATÓLICA envolvendo Roma e a Igreja holandesa de ULTRECH. Desde 1724, sob desaprovação do Vaticano, ela mantinha seu antigo direito de eleger o seu arcebispo (contra a ordem de Roma que exigia jurisdição ordinária). Existia também outras igrejas que mantinham os velhos dogmas católicos localizadas na Polônia, América do Norte e Croácia.

Os 3 grupos então motivaram a criação da IGREJA VETEROCATÓLICA oficializada pela DECLARAÇÃO DE ULTRECH de 1889. Johan Joseph Ignaz von Dollinger (1799-1890) foi o principal lider dos veterocatólicos. Ele recebeu ordenação como bispo veterocatólico e, logo após, foi excomungado por Roma.

A sede da IGREJA VETEROCATÓLICA é em ULTRECH na Holanda. Seu arcebispo é Joris Vercammen. Ela segue a BÍBLIA, mesmo não estando em comunhão com a Igreja Católica Romana. A base doutrinal é a Declaração de Ultrech de 1889. Reconhecem os mesmos sete concílios que as Igrejas Católicas Ortodoxas Orientais. Admitem os 7 sacramentos e reconhecem a sucessão apostólica. Tem uma estrutura episcopal-sinodal, ou seja, com participação popular nas sucessões.
Seus bispos e o restante do clero podem se casar. Desde 1996, o ministério apostólico triplo (profético, sacerdotal e régio) está aberto as mulheres. Desde seu início a Igreja Anglicana se mostra sempre ao lado dos veterocatólicos.

No Brasil
Entre outras, duas Igrejas significativas marcam o catolicismo antigo no Brasil:
A IGREJA VETEROCATÓLICA INDEPENDENTE DO BRASIL - sediada em Ilheus na Bahia. É membro do CMI - Conselho Mundial de Igrejas. Possui templos na Bahia, Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Representação de culto - Igreja Veterocatólica Fidelitas A IGREJA VETEROCATÓLICA FIDELITAS - Chegou ao Brasil em 1931 junto com imigrantes poloneses se fixando em Curitiba e Ponta Grossa. Se separou (só no Brasil) da Igreja de Ultrech por não aceitar casamentos homoafetivos e ordenação de mulheres.
Como a fé é curiosa...
Referências Bibliográficas
www.ihu.unisinos.br - "Veterocatólicos: caro papa, vamos deixar as coisas claras, não somos nós que voltamos para trás"
repositorio.ucp.pt - "Cismas, reformas e divisões na igreja"