Por incrível que pareça, não existe só uma; mas onze. Todas elas ativas, com seu interior decorado e pronto para visitas.
Falo das igrejas de Lalibela, uma cidade na província de Amhara na Etiópia. As onze igrejas ficam debaixo do nível do terreno e foram esculpidas sobre enormes rochas basálticas.
E pasmem; 10 delas estão interligadas por valas, túneis e passagens, muito semelhante a uma pequena cidade construída só por pedras, sem tijolos, cimento e madeiras. Um santuário da Igreja Ortodoxa da Etiópia. Todo conjunto foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1978.
Observe os detalhes talhados nas colunas
A história nos conta que as igrejas foram construídas a mando do rei Gebre Mesqel Lalibela por volta do ano de 1185. Não há registros históricos sobre a construção, somente lendas. Uma delas conta que o rei queria construir ali uma Nova Jerusalém, evitando que seus súditos morressem ou passassem perigos peregrinando até a Terra Santa.
Outra, conta que o rei foi envenenado pelo seu irmão e enquanto ficou entre a vida e a morte, recebeu uma ordem de Deus para construir a Nova Jerusalém nos seus domínios. Ao se recuperar, atendeu as ordens divinas.
Não se tem registros exatos de quanto tempo demorou para construí-las. Os mais fiéis acreditam em 23 anos. A lenda conta que a construção durou só 23 anos porque anjos trabalhavam a noite, enquanto dos empregados descansavam.
Imaginem que trabalho..... Onze igrejas, com áreas internas, janelas, portas, colunas decoradas......
Estudiosos ao avaliarem os estilos das igrejas acreditam que foram feitas em diferentes épocas, não acreditando nos 23 anos, mesmo aceitando a ajuda dos anjos.
Observe a seguir a localização das igrejas, e o túnel ou passagem que as interliga.
Um pouquinho de cada igreja:
Isolada no lado oeste da cidade: 1) Bet Giyorgis (Igreja de São Jorge). A mais impressionante de todas. É a mais conservada entre elas. Tem uma forma de cruz grega. Segundo a lenda, foi a última a ser construída.
No Nordeste da cidade: Bet Uraiel. Semelhante a uma gruta, e mais 5 igrejas: 2) Bet Meskel (Igreja da Cruz). Dedicada às 50 monjas assassinadas pelo governador romano Juliano; 3) Bet Golgotha & Bet Mikael ou Bet Debre Sina (Igreja do Monte Sinai). Na verdade são duas construções o que leva muitos a considerarem não onze, mas doze igrejas; 4) Bet Maryam (Igreja de Maria); 5) Bet Danaghel (Igreja das Virgens). Possui a aparência de uma capela e 6) Bet Medhane Além (Igreja Casa do Salvador do Mundo). É a maior igreja. No seu interior tem a cruz de Lalibela, em ouro maciço.
Detalhe de uma pintura em madeira chamada de ícone na Igreja Ortodoxa. Os ícones são elementos de veneração como as estátuas na Igreja Católica
No lado sudeste da cidade: 7) Bet Amanuel (Igreja de Emanuel). É a igreja mais alta do conjunto com onze metros; 8) Bet Merkorios (Igreja de São Mercúrio). É a menor igreja talhada; 9) Bet Abba Libanos (Casa de Líbanos). Talhada em forma de bloco prismático; 10) O santuário Bet Lehem, e 11) Bet Gabriel-Rugael (Igreja de Gabriel e Rafael). Para chegar até ela deve-se passar por uma pequena ponte de madeira sobre um poço de 10 m de profundidade.
Bet Golgotha & Bet Mikael (Igreja do Monte Sinai)
Comments