Sufismo é uma escola de sabedoria. Muitos o definem como o "misticismo islâmico". Não é uma escola ligada às tradicionais correntes sunitas ou xiitas. É independente. É como uma corrente dissidente, intelectual e teológica. O sufismo é um caminho distinto das tradições espirituais islâmicas.
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A maioria dos grupos sufistas são compostos por muçulmanos da corrente sunita. Em número menor, formaram-se também grupos xiitas. O sufismo é visto com muita desconfiança por parte dos líderes religiosos sunitas e xiitas contemporâneos. Ambos o rejeitam. A grande maioria dos mulás xiitas (sacerdotes) discordam de suas ideias, pensamentos e interpretações. O mesmo ocorre com os ulemás sunitas (sábios e teólogos), os quais levam a risca a interpretação ao pé da letra do Alcorão. Consideram suspeito o pensamento sufista. Apesar desta rejeição, os sufistas declaram-se ser essencialmente islâmicos, porém, mantém uma posição pacata, sem euforias e alardes.
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Sufismo. O lado místico do Islã
Os conceitos sufistas já eram conhecidos e seguidos desde o tempo de Maomé (Séc. V). Na época, havia um grupo de fiéis estudiosos chamados de "ahle suffe" (ou povo da plataforma) que, sentados no chão da mesquita em Medina, discutiam o caminho da purificação espiritual. Eles acreditavam que a lógica comum não era suficiente para chegar a um nível tão elevado. O pensamento sufista ganhou força no início do Séc. VIII com um movimento reformista em resposta ao materialismo e à riqueza da sociedade muçulmana, a qual acompanhava o crescimento do império árabe (Norte da África, Peninsula Ibérica e parte da Ásia - Séc. VII ao XIII).
O caminho SUFI
Os ritos de iniciação SUFI são semelhantes ao batismo cristão e também possui pontos muito semelhantes ao budismo. A vida SUFI compreende um caminho composto por quatro estágios: 1º ASH-SHARITAH (LEI). Dedidado ao estudo da Lei islâmica. É o caminho para o bem-estar; 2º AT-TARIGA (CAMINHO). Início do aprendizado do ensino da Ordem SUFI. É uma educação integral sob supervisão do seu Sheik; 3º AL-MA'RIFAH. Conhecimento profundo dos conceitos SUFIS; 4º AL-HAQIQAH (VERDADE VERDADEIRA). Conhecimento da verdade. Os que chegam a este estágio são chamados de "amigos íntimos de Allah".
Práticas SUFIS
Os membros SUFIS, também conhecidos como DERVIXES, além das obrigações comuns previstas a todos os muçulmanos, exercem um conjunto de práticas que visam seu desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal. São elas:
DHIKR - invocação repetitiva do nome de Allah. Normalmente praticada de forma coletiva;
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SAMA - canto e dança, justapondo-se ao Dhikr. Prática condenada por muitos muçulmanos que consideram a música e a dança nos cultos, uma inovação condenável;
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FIKR - reflexão intelectual ou meditação (sobre um assunto religioso específico);
MURAQABA - vigilância contemplativa ou meditação profunda. Individual ou coletiva.
As diferenças dos conceitos ISLÂMICOS e SUFIS
O quadro abaixo resume as principais diferenças entre o Islã tradicional e o Sufismo. Adaptação do quadro contido no trabalho acadêmico de Mario Alves da Silva Filho. A Mística Islâmica em Terrae Brasilis: o Sufismo e as Ordens Sufis em São Paulo. PUC/SP - 2012.
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Contrariedades ao Sufismo
As Ordens SUFIS sofrem constantes perseguições por parte dos muçulmanos ortodoxos que não aceitam os conceitos e os ritos sufistas por considerarem que eles sejam contrários à doutrina do Islã. Consideram-os como heréticos ou apóstatas. Há notícias de várias perseguições à praticantes do sufismo como ataques as suas mesquitas ou santuários. Dois grupos islâmicos assumem estes ataques: o movimento ortodoxo político-religioso chamado de Al-Salafiyya (Salafistas) os quais rejeitam terminantemente qualquer inovação na religião, e o grupo ortodoxo Talibã especialmente na Índia, Afeganistão e Paquistão.
Ocorre também uma tensão interna. Entre os próprios praticantes SUFIS há pontos de vista conflitantes e divergentes. Este é o principal motivo para existirem tantas Ordens SUFIS no mundo (Crê-se que haja mais de 400). Chega-se ao ponto de um grupo SUFI acusar outro de heresia ou de rejeição a religião.
No Brasil
Em todos os países em que há muçulmanos, há seguidores do sufismo. As ordens SUFIS organizam-se em TARIQAS as quais são comandadas por um SHEIK. No Brasil as principais são:
Tariqa Shadhiliyya Yashrutiyya - Sede em São Paulo, São Bernardo do Campo. Ligada à sede em Aman na Jordânia. Exclusivamente composta por árabes e descendentes;
Tariqa Maryamiyya - Sede em São Paulo, São José dos Campos. Ligada à sede de Londres;
Tariqa Khalwatiyya Jerraniyya - Sede em São Paulo ligada a sede mundial da ordem em Istambul na Turquia;
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Tariqa Naqshbandiyya Haqqaniyya - Grupos em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ligada á sede nos EUA
Tariqa Shadhiliyya - Grupo no interior do nordeste brasileiro.
Os dervixes mais conhecidos no mundo são os da ordem MEVLEVI na Turquia, famosos pela sua cerimônia de adoração com uma dança em que rodopiam por longo tempo.
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Como a fé é curiosa...