TENRIKYO. A construção de um mundo melhor e mais feliz.
- contatogilsonss
- 6 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2024
Nosso corpo é um empréstimo de Deus. A origem das doenças está no nosso espírito. A morte é denominada de retornamento. A reencarnação é contínua. Deus assume também o gênero feminino. Vamos conhecer um pouco da Tenrikyo, uma nova religião japonesa, que oferece uma filosofia de vida que enobrece a gratidão e a união com a natureza.
De forma semelhante à religião católica romana a qual vê Deus de três dimensões, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; a Tenrikyo possui três níveis diferentes de entendimento da natureza de Deus. A primeira observa DEUS como um Ser puro, original e verdadeiro, criador dos homens e dos demais seres; a segunda vê DEUS como criador da natureza e das suas leis naturais, e a terceira assume DEUS como Pai e Mãe dos seres humanos.
De maneira diferenciada das religiões abraâmicas, Deus também assume também o gênero feminino em sua forma e constituição. Por isso, a forma comum de referenciar DEUS é chamá-lo de DEUS PARENS (Deus Parente), o Deus tanto masculino quanto feminino.
A Tenrikyo foi fundada no final do Séc XIX (1838) a partir das revelações feitas a uma mulher japonesa chamada MIKI NAKAYAMA, cognominada OYASSAMA. Miki praticava um modelo de vida que foi agregado à Igreja. Prega principalmente a vida plena de alegria e felicidade com a harmonia entre Deus Parens e os seres humanos.
Na Tenrikyo crê-se na reencarnação contínua, não existindo um mundo pós-morte. Seus ensinamentos enfatizam muito o trabalho em equipe. Cada Daikyokai (ou Igreja-Mor) possui um objetivo específico podendo ser um grupo de atendimento a necessitados, um grupo de auxílio terapeutico em hospitais, um grupo voltado ao ensino em Universidades, outro à administração de um museu ou biblioteca, e até mesmo grupos voltados à práticas esportivas. Destaque para o judô, modalidade de muito sucesso na Tenrikyo com a formação de muitos campeões.
Tenrikyo. A construção de um mundo melhor e mais feliz.
Sua sede principal fica na cidade de Tenri na prefeitura de Nara no Japão. Seus líderes religiosos são chamados de SIMBASHIRA ou "Pilar Principal". Em sua sede encontra-se a JIBA, um espaço onde é represento a terra natal de todos os seres humanos. JIBA é o local onde Deus Parens reside. Ela se localiza no centro do Recinto de Referência da sede principal.
Ao redor da Jiba, é praticado o serviço de KAGURA (cerimônia) o qual visa a salvação. Seu objetivo é alcançar a vida plena de toda a humanidade. Na JIBA encontra-se um marco, o KANRODAI, um pilar hexagonal erguido como prova de que o homem foi aí concebido. É chamado de Pedestal do Nectar. É o ponto central de reverência de todos os fiéis seguidores da Tenrikyo.
O KAGURA só pode ser realizado em Jiba, na sede principal. A cerimônia possui uma maravilhosa dança em pé, com 10 pessoas, utilizando máscaras. A música é entonada por 9 instrumentos musicais específicos. Nas demais igrejas, a cerimônia é feita de forma sentada e logo após, se faz a chamada Dança das Mãos. As máscaras, no entanto, não são utilizadas.
Os principais ensinamentos da Tenrikyo
O corpo é um empréstimo de Deus. O homem é livre para pensar e desenvolver sua imaginação, usando livremente seu espírito;
A origem das doenças está no espírito. São oito as chamadas "poeiras espirituais": mesquinhez, cobiça, ódio, amor próprio, rancor, raiva, ambição e orgulho". Além delas inclui-se também a mentira e a lisonja;
A proteção de DEUS PARENS não ocorreu somente no momento da criação, mas existe até hoje;
O mundo foi criado para que todas as pessoas pudessem ter a vida plena de alegria e felicidade;
A morte indica a devolução do corpo que foi emprestado por Deus Parens. É o ponto de partida para o renascimento com um novo corpo emprestado. Este processo chama-se RETORNAMENTO.
Estima-se que a Tenrikyo tenha mais de 2 milhões de seguidores no Japão, e cerca de 4 milhões em todo o mundo
Como a fé é curiosa!
Fontes de referências bibliográficas: